Na noite desta quinta-feira (22), o Vasco recebeu o Goiás em jogo válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023. A derrota para o Esmeraldino foi a sexta seguida do Cruzmaltino na competição.
Buscando uma vitória para quebrar a sequência negativa de resultados, o Vasco foi a campo contra o Goiás em um confronto direto no Z-4. Atualmente com apenas seis pontos conquistados em 33 disputados, o Gigante da Colina é o penúltimo time da competição.
Ao mesmo tempo, o Goiás tinha a esperança de conquistar uma vitória e se aproximar da “luz no fim do túnel” da Zona de Rebaixamento. Assim, uma vitória levaria o time a ficar a um ponto de deixar o Z-4.
Desse modo, o resultado conquistado na segunda etapa da partida pelo placar mínimo foi o suficiente para dar mais esperança ao torcedor esmeraldino. Assim também, foi a “gota d’água” para desencadear a revolta do torcedor vascaíno.
Como foi Vasco x Goiás?
A princípio escalado com uma linha de quatro defensores e um forte meio-campo, o Vasco iniciou dominando a partida. Do outro lado, o Goiás vinha com uma linha de cinco jogadores no meio-campo que prometiam travar as iniciativas adversárias.
A ideia do técnico Maurício Barbieri até deu certo. O time pressionava e criava uma oportunidade atrás da outra. No entanto, sempre parando no goleiro Tadeu ou na trave do Goiás.
Aos 26′ minutos, após cobrança de falta de Puma Rodríguez, o zagueiro Léo cabeceou a bola no travessão. No rebote o volante Andrey se antecipa a defesa e desvia para o fundo do gol. Contudo, o lance seria invalidado pelo VAR, por impedimento do volante vascaíno.
No finalzinho da primeira etapa, aos 47′ minutos foi a vez de Sander cobrar falta para o Goiás e Lucas Halter mandar para as redes. Porém, em novo impedimento identificado pelo VAR, o gol também foi anulado.
Desse modo, foi só aos 27′ minutos do segundo tempo que o jogo seria decidido em batida de fora da área de Everton Morelli. O chute rasteiro quicou algumas vezes antes de ser aceito pelo goleiro Léo Jardim. Final Vasco 0x1 Goiás!
Confusão em São Januário
Após o apito final, torcedores do Vasco que já atiravam copos e outros itens no técnico Maurício Barbieri durante a partida, se excederam ainda mais. Os atos de vandalismo começaram com a torcida jogando sinalizadores no campo na direção da Polícia Militar.
Não fosse forte o suficiente, a proteção que divide as arquibancadas do campo não teriam impedido as tentativas de invasão. Ainda assim, os torcedores promoveram o quebra-quebra nas arquibancadas, estacionamento e também no entorno do estádio. Inclusive com danos a veículos de jogadores do clube.
Em resumo, tudo o que o clube, que atualmente luta para escapar da zona de rebaixamento, não precisava. Principalmente diante da possibilidade de, assim como aconteceu com o Santos recentemente, sofrer sansões do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e ter de jogar com portões fechados.
Vasco demite Barbieri
Após mais um resultado ruim, Maurício Barbieri não é mais técnico do Vasco. O treinador estava à frente da equipe desde dezembro de 2022.
Após pouco mais de seis meses no cargo, Barbieri foi um dos principais alvos das críticas dos torcedores. Sob seu comando, o Vasco disputou 26 jogos, sendo nove vitórias, cinco empates e 12 derrotas.
Também foi sobre seu comando que o time deixou a Copa do Brasil após ser eliminado nos pênaltis para o ABC.
Além do agora ex-técnico, a pressão da torcida também está voltada contra a diretoria do clube, em especial o diretor esportivo Paulo Bracks e o CEO da SAF Luiz Mello.
Próximos jogos de Vasco e Goiás
Na próxima segunda-feira (26), o Vasco recebe o Cuiabá em São Januário, às 21h30 (horário de Brasília). Caso seja julgado e condenado pelo STJD, o clube poderá ter de disputar a partida com portões fechados.
Do outro lado, o Goiás agora enfrentará o Bragantino, que goleou nesta quinta-feira o Flamengo. A partida acontece na Arena Red Bull, no domingo (25), às 18h30 (horário de Brasília).
Ambos os jogos serão válidos pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.